segunda-feira, 13 de abril de 2009

Jai Guru Dev

“Jai” significa vitória, “Guru” significa o maior, o mais elevado. “Dev” é a mente grande, o ser mais elevado em você. Algumas vezes o seu ser pequeno vence em outras o seu ser maior vence. Quando o seu ser pequeno vence sobre você, você é infeliz.Mas quando o ser maior, a sabedoria em você vence, então isso traz conforto, alegria, paz e amor. Então, permitamos que a mente grande em nós vença. Jai Guru Dev significa deixe que a grandiosidade, o maior em mim vença a tagarela mente pequena.
Sri Sri Ravi Shankar

17 comentários:

  1. Os praticantes de meditação transcendental maharashi yogi (M.T.), geralmente terminam as meditações com Jai Guru Dev, agradecendo á consciência Universal. Texto interessante para quem medita. Paz e Amor

    ResponderExcluir
  2. Muito bom isso! não conhecia esse termo mas agora me encantei por esse tipo de meditação.

    ResponderExcluir
  3. Sou meditante da técnica transcendental e o que eu aprendi sobre o significado de "Jai Guru Dev" não é isso que esta descrito. Jai Guru Dev é apenas um "cumprimento". Como "Salve Guru Dev".. Jai Guru Dev é uma expressão dita por meditantes desta técnica para se reconhecerem. Guru Dev = Mestre.

    ResponderExcluir
  4. Eu tb aprendi como saudação a Guru Dev, como forma de honrá-lo

    ResponderExcluir
  5. A saudação é mais que um tributo a ele, é um tributo À consciência... outra coisa não faria sentido

    ResponderExcluir
  6. Nesse caso o Guru está dentro de você, é você em sua bem-aventurança, Deus. Você está cumprimentando a omnipresença de Deus em você. O significado está correto e o cumprimento também.

    ResponderExcluir
  7. Essa eterna luta com o meu ser pequeno que fatalmente me deixa infeliz me leva à praticar a respiração e meditação na tentativa de deixar que o meu ser maior,a mente grande,em mim vença.

    ResponderExcluir
  8. Essa eterna luta com o meu ser pequeno que fatalmente me deixa infeliz me leva à praticar a respiração e meditação na tentativa de deixar que o meu ser maior,a mente grande,em mim vença.

    ResponderExcluir
  9. O significado é o mesmo de "ego eime aletheia: eu sou desperto".

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Na Meditação transcendental usamos como uma saudação e agradecimento à consciência universal Antes a depois das práticas. Os Baeatles escreveram a música Across the Universe, quando conheceram a meditação e transcendental e na musica a palavra tem esse sentido de saudação ao mestre Maharishi

    ResponderExcluir
  12. PROFESSOR KLEBER TANI.

    ESSE É O CARA CERTO.ELE É SENSACIONAL.

    ResponderExcluir